O poder das cores no Jardim

As cores devem ser usadas com parcimônia, pois podem influenciar nosso corpo e mente. É importante no entanto obtermos uma boa variedade de cores no jardim para que ele não se torne monótono ou cansativo. Conheça abaixo os efeitos das cores no paisagismo:

Vermelho

Está relacionado com o fogo e tem o poder de despertar a sexualidade e a agressividade. O vermelho deve ser usado como um tempêro, para dar mais vida e alegria ao jardim. Em excesso pode se tornar muito irritante e cansativo. Sugestões de flores e plantas: rosa, cravo, érica, alegria-dos-jardins, helicônias, berí, alpínia, rabo-de-gato, dracena-vermelha, clívia, grevílea, etc.

Azul
É a cor ligada ao frio. Tem o poder de acalmar e favorece a meditação e a serenidade dos espectadores. Só não é recomendado o uso em excesso para pessoas com tendência à depressão. Sugestões de flores e plantas: sálvia-farinhenta, lavanda, agapanto, aguapé, flox, falso-íris, íris, flor-de-são-miguel, evólvulo, glicínia, etc.

Amarelo
 É a cor do sol e do ouro. O amarelo influencia a atividade mental, melhorando o raciocínio e a comunicação das pessoas, traz extroversão ao jardim, tornando-o convidativo, estimulante e aconchegante, próprio para bate-papos interessantes. Sugestões de plantas: narciso, calanchoe, camarão, amarelinha, grama-amendoim, alamanda, orquiídea-oncídio, hemerocális, etc. Pode ser utilizado através de plantas variegadas de amarelo também.

Verde
A cor símbolo da natureza, é a principal responsável por tornar os jardins os locais ideais para afastar o estresse e buscar o equilíbrio. Tem efeito revigorante, recuperando as energias. Deve ser explorado em diversas tonalidades e com misturas com outras cores para não se tornar excessivamente sóbrio e sem graça. Sugestões de plantas: agave-dragão, alface-d?água, buxinho, ligustro, murta, guaimbê, filodendro, etc.

Violeta

É a cor da espiritualidade. Deve ser utilizada para acalmar e confortar. É indispensável em em jardins contemplativos e para a meditação. Sugestões de espécies: Barléria, violeta, amor-perfeito, alfazema, petúnia, brinco-de-princesa, carriola, jacarandá, hortênsia, etc.

Laranja

Estimulante, o laranja desperta o entusiasmo e o apetite, ajudando a levantar o alto-estima e o astral. É muito indicado para espaços de refeições, áreas esportivas, clínicas e hospitais. Em combinação com o vermelho e o amarelo produz excelentes efeitos. Sugestões de plantas: maria-sem-vergonha, tagetes, zínia, cambará, calêndula, columéia, picão, estrelítzia, hemerocális, chapéu-chinês.

Branco
Ilumina o jardim e traz paz e pureza. Não deve ser utilizado isoladamente, sob pena de tornar o ambiente monótono e sem graça. Sugestões de Espécies: margarida, mosquitinho, agapanto, lírio-do-brejo, crino, espirradeira, jasmim, verbena, dedaleira, etc. Pode ser explorado também nas plantas com folhas variegadas de branco.

Preto
De caracteríticas um tanto sóbrias. Pode ser usado apenas em pequenos detalhes para conferir sofisticação. Há poucas espécies que possuem variedades com flores de cor preta, como tulipas, amores-perfeitos, hemerocális, gérberas, lótus e orquídeas